quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dicas de fotografia para grávidas


Meu intuito é passar algumas informações para os casais que querem registrar o momento da gravidez, especialmente para aqueles que pela primeira vez fazem um ensaio em estúdio.

1. Quando agendar o ensaio?

Uma dúvida comum é: "Existe um momento certo para realizar o ensaio de gestante?”

A resposta é sim. Normalmente o ensaio deve ser entre a 30ª e 35ª semana, mas isso não é regra e devemos considerar outros fatores. Gestantes com maior probabilidade de parto prematuro, como por exemplo, as que esperam gêmeos, ou ainda aquelas que sentem-se muito cansadas, inchadas devem antecipar o ensaio. Mas, também se você é daquelas mamães que acabou deixando o ensaio para a última hora, afinal os últimos 9 meses passaram muito rápido com tantas coisas à fazer: decorar o quarto do bebê, fazer enxoval, cursos, escolher o pediatra... Não se intimide. Melhor deixar para a última hora do que não fazer. Muitas mamães se arrependem de não terem feito.


2. No dia do ensaio

Sinta-se livre para trazer todas as roupas, tecidos e acessórios que tiverem um significado especial ou fizerem sentir-se bonita. Os ensaios são únicos e ficam mais especiais com a contribuição criativa das mães. Também são igualmente bem-vindo trazer seu parceiro, crianças e animais de estimação.

Antes de qualquer coisa, eu costumo conversar sobre as roupas que a mãe precisa trazer. Normalmente, faço algumas sugestões para a grávida e o marido. No meu estúdio tenho alguns pacotes, dentro de um deles existe uma equipe que cuida da produção. Tem muita coisa que crio na hora, sempre com a aprovação da mamãe, é claro!

Ah! Bijuterias, relíquias de família, pertences do bebê (brinquedinhos e roupinhas) também contribuem na produção.

Mas, lembrando: tudo bem básico para não destoar do contexto das fotos. Normalmente, a maquiagem leve é o ideal. Cara lavada ou maquiagens muito pesada, com muito delineador por exemplo, raramente são boas opções. A quantidade de base irá depender da sua pele, no caso de olheiras ou marcas fortes um pouco mais de base pode ajudar. Caso contrário a base leve é o mais recomendado. Pelo menos uma hora antes do ensaio tente, por favor, remover qualquer coisa que possa marcar a sua barriga e seus ombros (sutiãs apertados, elásticos de calça, etc). As unhas feitas de preferência com esmaltes claros. A perna depilada, caso estiver com alguma peça curta. Deve-se tomar cuidado também com as roupas que trouxer para produção, principalmente com aqueles tecidos que amassam facilmente.


3. Como é o ensaio de gestante?

Nossos ensaios fotográficos são experiências únicas realizadas normalmente em nosso estúdio . O estúdio é um ambiente ideal para realizar os ensaios e dispõe do equipamento de iluminação, fotográfico e várias produções que são suficientes para um lindo book, além disso, o ensaio em estúdio evita custos com transporte e locação. Algumas gestantes, no entanto preferem ser fotografadas em outro lugar (em casa) ou complementar o ensaio com fotos externas. Em média, os ensaios duram 2 horas, mas vai depender do tipo de ensaio que escolher. Cada ensaio tem sua produção com fundos, tecidos e roupas.

Agendamos o melhor dia e horário para que você, seu marido e filhos, se já os tiverem, participem também. Também são igualmente bem-vindos animais de estimação.

4. O que faço durante o ensaio?

Essa é uma questão importante para as mamães: “Vou me sentir a vontade?”; “Não sei o que fazer"; "Eu não sou modelo!” Se você acha que pode ficar um pouco sem jeito, não se preocupe, no ínicio é normal e ao longo do ensaio estarei orientando e conduzindo ritmo. No final, irá surpreender-se consigo mesma. O ensaio é um ótimo aprendizado e posar ficará mais fácil. Você vai ver o resultado.


5. Tema polêmico: fotos sensuais

É uma opção particular de cada casal. Faz quem gosta e quer! Eu particularmente acho lindo, com a iluminação e a produção certa, é claro.

Depois de todas essas dicas só posso desejar um belo ensaio futuras mamães.
Se tiverem outras dúvidas, sintam-se à vontade para perguntar.

Um abraço e muita saúde para o bebê.

Por Josy de Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário